fbpx

Preparado para os novos desafios?

Quais são os desafios da sua empresa para este ano (Fora as metas específicas do seu departamento)?

Aqui na empresa definimos algumas metas, vou compartilhar com você:

– Crescer o faturamento em 100%
– Reduzir 10% os custos fixos
– Ultrapassar 98% de satisfação dos nossos clientes
– Automatizar 50% dos processos manuais

NOVIDADE – Investir pelo menos 20% do tempo da equipe em inovação, nos firmando como vanguarda do mercado. Estudamos muito e desenvolvemos um material para nos apoiar neste processo, se te interessar clique para baixar.

Se estivéssemos atuando em qualquer outro segmento, tenho certeza que as metas da nossa empresa seriam muito parecidas com essas, faturamento maior, custo menor, aumentar satisfação, automatização e inovação.

Os itens de faturamento, custos, automatização e satisfação dos clientes são os mais comuns, sempre estiveram presentes nos objetivos aqui na empresa, acredito que na sua também.

E a NOVIDADE?

—> Incluir a INOVAÇÃO nos objetivos da empresa!

Esta tarefa tem exigido que TODO MUNDO pense um pouco diferente, pois devemos, além de cumprir as outras metas (que já são muito agressivas), liberar o nosso tempo para nos atualizar, buscar, estudar e testar, diariamente, processos, produtos e serviços que reflitam em inovação para a empresa, clientes e mercado.

Não está sendo fácil… confesso.
A cabeça de todos ainda estava formatada com o passado, mas a dinâmica do mundo mudou e precisamos nos adequar a isso.

Desde que iniciamos este processo de planejamento (segundo semestre do ano passado), encontramos a principal barreira: não tínhamos tempo disponível e, sem tempo, como faríamos para colocar na rotina a meta de inovação (que dependia de tempo)?

Após um estudo minucioso dos nossos processos, concluímos que gastamos mais de 20% do tempo geral da empresa com tarefas operacionais que não são ligadas ao negócio principal (isso que somos uma empresa jovem, com 09 anos de idade, atuante em um mercado relativamente novo e trabalhando com serviços).

Encontramos atividades como gestão de telecom, marketing digital, desenvolvimento de sistemas, suporte técnico ao usuário interno, manutenção/backup/segurança de servidores, processos de RH, processos administrativos/financeiros, etc.

A saída encontrada, em parceria com as equipes, após termos nos inspirado nas melhores práticas de inúmeras empresas inovadoras brasileiras e internacionais, foi terceirizar ou automatizar praticamente todos esses processos, mantendo o gerenciamento das entregas para garantir que os fornecedores cumpram com seus compromissos (item fundamental), mas não mais nos envolvendo nas rotinas operacionais que não estão ligadas ao nosso negócio, simplesmente delegaremos e vamos gerir as entregas.

E agora com esses 20% a mais de tempo?
Agora sim podemos pensar em dedicar este tempo liberado para as novas metas (inovação), sem prejuízo ao cumprimento das outras metas.

Para os membros da equipe que não entendiam a necessidade de colocar a inovação na rotina, apresentamos o conteúdo desse material (que você já pode ter tido acesso), mas caso ainda não, clique aqui para baixar (gratuito).

É fundamental o entendimento desta nova era do mundo e como devemos nos comportar.
Precisamos estar presentes para esta necessidade de inovação e sermos proativos na condução desta transformação.

Leia também:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *