fbpx

Por que as PMEs devem adotar as Comunicações Unificadas?

por-que-PMEs-devem-adotar-comunicacoes-unificadas

As plataformas de comunicações unificadas são vistas como a próxima onda de produtos de comunicações. Mas eles são adequados para pequenas empresas?

 

Por que devo me preocupar com as Comunicações Unificadas?

 

Comunicações unificadas (UC) é um conceito em que uma empresa usa um sistema integrado para colaboração e comunicação de trabalho.

Isso geralmente inclui tudo, desde chamadas a mensagens, videoconferência, compartilhamento de arquivos e redes sociais internas.

Muitas empresas usam tecnologia limitada e desatualizada para se comunicar interna e externamente. Um exemplo comum pode ser sistemas totalmente separados para e-mail, mensagens, armazenamento, gerenciamento de tarefas e conferência. Isso pode causar todos os tipos de problemas, desde a falta de organização à perda de dados e vulnerabilidade, e um custo extra significativo.

 

Como funcionam os sistemas de Comunicações unificadas (UC)?

 

Existem dois tipos essenciais de ferramentas de comunicação empresarial:

– Aqueles que são usados ​​para comunicação em tempo real (por exemplo, vídeo chamada) são definidos como comunicação síncrona.

– Outras ferramentas permitem a comunicação sob demanda (por exemplo, e-mail) e são classificadas como assíncronas.

Tradicionalmente, havia uma divisão entre esses dois tipos que costumava causar atrito nos negócios. O software Comunicações unificadas (UC) concentra-se em combinar atividades síncronas e assíncronas em uma plataforma.

Resumindo, quanto menos sistemas (mas mais poderosos) instalados, mais suavemente as Comunicações unificadas (UC) pode ser alcançada.

 

Produtividade e economia

 

Agora existem programas de negócios habilitados para comunicação que permitem que você se comunique com clientes e funcionários a partir do mesmo aplicativo de negócios (por exemplo, ligar para um cliente de um sistema de suporte). Esses recursos extras aparentemente simples podem levar a economias significativas de eficiência, especialmente quando combinados com relatórios e administração integrados.

Ao usar uma única plataforma, as Comunicações unificadas (UC) também permitem que as empresas implementem uma política de BYOD (Traga Seu Próprio Dispositivo), aumentando a mobilidade, reduzindo custos de hardware e manutenção.

Comunicações unificadas (UC) incentiva muito o trabalho remoto. Como menos funcionários precisam estar no mesmo local, menos espaço físico é necessário, o que, por sua vez, reduz despesas gerais, espaço de escritório e uso de energia.

Empresas com trabalho remoto e softphones geralmente implementam políticas de hotdesking (uso de estações de trabalho não designadas a pessoas específicas).

De acordo com um estudo recente, 60% dos funcionários provavelmente farão horas extras se tiverem permissão para fazê-lo em casa, e 61% dos que implementaram o trabalho flexível viram um aumento nos resultados financeiros de seus negócios.

 

Comunicações Unificadas (UC) na Nuvem

 

Assim como os sistemas PABX, as ferramentas de Comunicações Unificadas podem ser hospedadas na nuvem ou gerenciadas no local, com o hardware correto. As Comunicações unificadas (UC) local geralmente requer hardware caro e precisa de manutenção, suporte e treinamento contínuos, incluindo solução de problemas e atualizações. Os sistemas baseados em nuvem deixam o gerenciamento e a manutenção para o provedor.

 

Teams, Slack e Facebook Workplace são ferramentas de Comunicações unificadas (UC)?

 

De acordo com o Gartner, a telefonia (essencialmente, a capacidade de fazer chamadas), é o núcleo da UC, acompanhada de IM com Presença, mensagens (incluindo ou não e-mail e correio de voz) e soluções de reunião (com opções de vídeo e áudio) como principais recursos. Outros elementos procurados consistem em fax, compartilhamento de arquivos e conferência.

Há uma variedade de ferramentas que parecem pisar nas bordas dessa funcionalidade. A ascensão da Slack à proeminência foi meteórica, e seu recente IPO  trouxe-os firmemente para uma consciência mais ampla dos negócios do que seu núcleo demográfico inicial.

O Slack oferece videoconferências, colaboração, mensagens instantâneas e compartilhamento de arquivos, mas não oferece telefonia.

O Facebook Workplace, embora seja uma excelente ferramenta para negócios, não oferece um pacote de Comunicações unificadas (UC) “verdadeiro”.

A 3CX, no entanto, está muito mais próximo, oferecendo uma grande variedade de ferramentas de colaboração, tornando-se uma verdadeira ferramenta de comunicações unificadas.

 

Qual sistema de Comunicações unificadas (UC) devo usar?

 

A popularidade das comunicações unificadas está aumentando rapidamente e – como seria de se esperar – o número de empresas que buscam aproveitar as vantagens dessa adoção crescente também está aumentando.

Muitas PMEs começam analisando os sistemas que já estão usando e o que melhor se integra a eles.

 

comunicacoes-unificadas-3cx-nextcomm

 

A 3CX tem a enorme vantagem de combinar sua vasta gama de recursos, veja aqui.

Mas, na realidade, muitas soluções são criadas para funcionar em conjunto. As pequenas empresas com o G-Suite do Google podem descobrir que usar o Slack para colaboração e o Google para todo o resto funciona bem. A única coisa que falta é telefonia.

O que a 3CX oferece a essas empresas é a verdadeira unificação do software de comunicação – mas isso pode não ser adequado para todas as empresas.

Não há dúvida de que as Comunicações unificadas (UC) se tornarão o padrão para a maioria das empresas de qualquer tamanho.

Você pode descobrir mais sobre a Nextcomm e nossas soluções de Comunicações Unificadas clicando aqui.

Leia também:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *