fbpx
0800-765-1558 [email protected]

TOP 10 Tendências Tecnológicas Estratégicas para 2017 – Tendência No.6

Tendência No. 6: Blockchains e livros distribuídos

A contabilidade distribuída é uma lista crescente de criptografia, registros transacionais irrevogáveis compartilhados por todos os participantes em uma rede. Cada registro contém um carimbo de data/hora e links de referência para as transações anteriores. Com essa informação, qualquer pessoa com direitos de acesso pode rastrear um evento transacional, em qualquer ponto de sua história, pertencentes a qualquer participante.

Um blockchain é um tipo de livro razão distribuída no qual as transações de troca de valor (em bitcoin ou de outro token) são seqüencialmente agrupados em blocos. Cada bloco é preso ao bloco anterior e imutavelmente gravado através de uma rede peer-to-peer, usando mecanismos de confiança e garantia de criptografia. Dependendo da aplicação, as transações podem incluir comportamento programável. O termo “blockchain” também é usado para se referir a um conjunto vagamente combinado de tecnologias e processos que abrangem algum programa mediador, banco de dados, segurança, análise / inteligência artificial, conceitos de gestão monetária e de identidade. Blockchain também está se tornando a abreviação comum para um conjunto diversificado de produtos de livro-razão distribuídos, com mais de 20 ofertas no mercado.

Blockchain e conceitos do livro auxiliar distribuídos estão ganhando atenção, porque eles mantêm a promessa de transformar modelos de operação da indústria. Vários casos de uso de negócios estão ainda para serem comprovados, mas 52% das pessoas entrevistadas acreditam que blockchains afetará os seus negócios.

Embora o promessa em torno de blockchains diz respeito a sua utilização na indústria de serviços financeiros, eles têm muitas aplicações potenciais para além dos serviços financeiros, incluindo distribuição de música, verificação de identidade, registro do título e da cadeia de fornecimento. Contratos inteligentes habilitados pela tecnologia blockchain vão impulsionar a economia programável. É provável que a tecnologia blockchain irá evoluir e ser rapidamente aceita pelos setores de manufatura, governo, saúde e educação.

Hoje, bitcoin é o único blockchain comprovado. Sua arquitetura sem permissão não só suporta transações Bitcoin, mas também permite a gravação autorizada de eventos, trechos imutáveis de dados e scripts programáveis simples. Esses recursos são emocionantes, mas têm um custo, incluindo:

  • Falta de escalabilidade
  • A falta de transparência total
  • Limitações relativas ao consumo de recursos
  • Risco operacional da centralização não intencional de recursos (mineração)
  • A falta de alinhamento e alojamento dos quadros jurídicos e de contabilidade existente

Outras tecnologias blockchain trazem novos desafios de adoção, incluindo a falta de:

  • Padrões
  • Plataformas robustas
  • Sistemas de consenso distribuídos escaláveis
  • Mecanismos de interoperabilidade

Existem três tipos de livros:

Livros públicos sem permissão: Operam para qualquer usuário (desconhecido / não confiável). Os usuários podem acessar a contabilidade e contribuir transações ou novos conjuntos de dados. Exemplos: O blockchain bitcoin ou Ethereum.

Livros privados com permissão: Operam exclusivamente dentro de uma comunidade definida por participantes conhecidos / confiáveis, tais como instituições financeiras e agências governamentais. A comunidade (ou a autoridade designada) controla o acesso e contribuição para o razão. Exemplos: Chain, Bankchain, SETL e Domus Tower.

Livros públicos com permissão: Operam em nome de uma comunidade de interesses. Os controles de acesso são de propriedade / geridos por regras. Exemplo: Ripple.

Um aspecto crítico da tecnologia blockchain hoje é a criação desgovernada não regulamentada e transferência de fundos, exemplificado pelo bitcoin. É esta capacidade que financia grande parte do desenvolvimento blockchain, mas também diz respeito a reguladores e governos. Os debates sobre permitidos, sem permissão, híbrido e ecossistemas particulares e governança forçará uma análise mais robusta de livros distribuídos. Quando tais análises forem concluídas, soluções viáveis irão evoluir.

Blockchains e livros distribuídos fazer transações mais simples. Usando um blockchain público, potencialmente, é possível eliminar a necessidade de as autoridades centrais em arbitrar transações. Isto é porque a confiança é construída no modelo através de registros imutáveis em um livro distribuído. O potencial desta tecnologia para transformar radicalmente as interações econômicas deve levantar questões críticas para a sociedade, os governos e as empresas, para as quais não há respostas claras hoje. Começar a avaliar blockchains e livros distribuídos, mesmo se você não adotar agressivamente as tecnologias nos próximos anos.

Leia também: