fbpx
0800-765-1558 [email protected]

TOP 10 Tendências Tecnológicas Estratégicas para 2017 – Tendência No.9

Tendência No. 9: Plataformas de Tecnologia Digital

A plataforma de tecnologia digital é uma coleção simbiótica de capacidades e componentes de tecnologia. Elas fornecem um conjunto interoperável de serviços que podem ser reunidos para criar aplicações, aplicativos e serviços. Plataformas tecnológicas digitais fornecem os blocos de construção básicos, e são um factor crítico, para o negócio digital. O ponto de vista da plataforma fornece um modelo de âncora de tecnologia para orientar a visão tecnológica, reduzindo a complexidade e a redundância.

Nós identificamos cinco tipos principais de plataformas de tecnologia digital para permitir que os novos recursos e os modelos de negócios digitais:

  • Plataforma do sistema de informação – Suporta o back office, operações como ERP, sistemas centrais e mediadores e capacidades de desenvolvimento associados para fornecer soluções.
  • Plataforma de experiência do cliente – Contém os principais elementos voltados para o cliente, como portais para clientes e cidadãos, comércio multicanal e aplicativos para consumidores.
  • Plataforma de análise e inteligência – Contém recursos de gerenciamento e análise de informações. Os programas de gerenciamento de dados e aplicações analíticas alimentam a tomada de decisão baseada em dados e algoritmos automatizam descoberta e ação.
  • Plataforma IoT – Conecta recursos físicos para monitoramento, otimização, controle e monetização. As capacidades incluem conectividade, análise e integração com sistemas de tecnologia operacional e de núcleo.
  • Plataforma de ecossistema de negócios – Apoia a criação e conexão de ecossistemas externos, mercados e comunidades. API de gestão, controle e segurança são os principais elementos.

A arquitetura de aplicativos em malha/rede e serviços destaca elementos de plataforma-chave para o sistema de informação e plataformas de ecossistema de negócios. Incluem a mudança para a API modular e serviços orientados a eventos, bem como as ferramentas associadas (como a gestão de API) para operar estes sistemas de próxima geração. Dois outros elementos estão surgindo para entregar a experiência do cliente, análise avançada e inteligência, e IOT: plataformas da Internet das coisas e plataformas de inteligência artificial de conversação.

Plataformas da Internet das coisas são um conjunto de tecnologias e padrões que formam um conjunto básico de capacidades de comunicação, controle, gerenciamento e segurança de elementos IoT. Serviços de plataforma da Internet das coisas estáveis e flexíveis são necessários para a construção de soluções de IoT e conectá-los para soluções de negócios.

As principais organizações com várias iniciativas da IoT criaram centros de excelência da Internet das coisas para ajudar a colaboração interdisciplinar necessário para o sucesso. Embora as plataformas IoT são essenciais, eles permanecem fragmentados e imaturos, exigindo esforços de integração complexos. Os participantes no mercado de plataformas IoT estão conduzindo mudanças rápidas de plataformas IoT especializadas para ofertas mais abrangentes.

Ferramentas e serviços para apoiar a experiência de imersão, contínua e contextual que vai além da interface de conversação alimentada por voz/texto entregar o aspecto difuso das plataformas da Internet das coisas e plataformas de inteligência artificial de conversação. Aspecto pró-ativo desta plataforma oferece simplificação sem interrupções para o usuário, com o sistema de adaptação para o usuário, em vez de o usuário ter que se adaptar ao sistema.

A plataforma detecta padrões de comportamento do usuário, faz perguntas para esclarecer as solicitações do usuário, fornece sugestões não solicitadas e significativas, e leva autonomamente ação em nome do usuário. Aplicativos habilitados se afastam de comandos fixos para as comunicações entre pessoas, bots, agentes, assistentes, aplicações e outros serviços. Muitos fornecedores estão acelerando ao mercado com novas plataformas que vão acolher uma ampla gama de soluções.

Alguns benefícios da plataforma: A natureza conversacional remove a necessidade de o usuário recuperar comandos, sintaxe ou parâmetros específicos para casos de uso do IoT de controle remoto. Pela sua natureza, um sistema IoT pode consistir de uma miríade de protocolos para cima e para baixo da pilha. As capacidades de inteligência artificial permitem aprender a partir da ingestão de dados de objetos individuais ao longo do tempo. Isso proporciona mais valor ao sistema global de Internet das coisas e pode acelerar os esforços digital individuais.

A plataforma de Internet das coisas fornece a infra-estrutura subjacente que facilita a comunicação e ação entre os usuários, objetos e aplicações, fornece dados de mais fontes (entrada), bem como ações potenciais que afetam o mundo físico (saída). Isso permite uma experiência mais rica da plataforma para o usuário, com mais oportunidades para a automação e eficiência.

Fornecedores de tecnologia já estão começando a experimentar a relação simbiótica entre as plataformas de conversação e serviços de plataforma relacionadas com a Internet das coisas. Na sua atualização de agosto 2016, a divisão Skype da Microsoft adicionou o (IFTTT) bot para seu diretório bot. Ela pode interagir com mais de 50 tipos diferentes de dispositivos da Internet das coisas, que vão desde carros e wearables até dispositivos domésticos conectados.

Leia também: