fbpx
0800-765-1558 [email protected]

TOP 10 Tendências Tecnológicas Estratégicas para 2017 – Tendência No.2

Tendência No. 2: Aplicativos inteligentes

Durante os próximos 10 anos, praticamente todos os apps, aplicações e serviços irão incorporar algum nível de inteligência artificial, muito similar a forma que os aparelhos eletrônicos têm incorporado microprocessadores.

Alguns aplicativos inteligentes, executam algumas das funções de um assistente pessoa, e tornam as tarefas diárias mais fáceis (priorizando e-mails, por exemplo), e seus usuários mais eficazes (destacando o conteúdo mais importante e interações). Outros aplicativos inteligentes, como assistentes de clientes virtuais, estão mais próximos, como aplicações para fins especiais que aconselham em áreas de especialidade, vendas e atendimento ao cliente.

Assistentes pessoais como o Google Now, Cortana da Microsoft e Siri da Apple estão se tornando mais inteligentes e são um tipo de rápido amadurecimento dos aplicativos inteligentes. Alguns chatbots, como chatbot do Facebook Messenger, pode ser alimentado por inteligência artificial para entregar um aplicativo inteligente. Esses aplicativos inteligentes alimentam a tendência do sistema para criar uma nova camada intermediária inteligente entre pessoas e sistemas.

Provedores de aplicativos e serviços empacotados estão cada vez mais usando técnicas de aprendizado de máquina e inteligência artificial para entregar sistemas mais robustos. Por exemplo, muitos produtos de comportamento do usuário e de técnicas de análise para identificar padrões de atividade potencialmente malicioso.

Por algum tempo, muitos fornecedores de aplicações empresariais incorporarão capacidades de análise preditiva em suas ofertas, diretamente ou através de parceiros. Fornecedores como a Salesforce, Oracle e Microsoft estão incorporando funções mais avançadas em suas ofertas. Estes três fornecedores estão explorando a inteligência artificial em graus variados, mas todos eles estão se concentrando em atividades de vendas e marketing como uma área particularmente valiosa para a aplicação de técnicas de inteligência artificial para analisar dados de clientes e de terceiros.

A expectativa é que o próximo grande campo de batalha da inteligência artificial seja a implantação em uma ampla gama de mercados de software e serviços, incluindo os aspectos de ERP.

Espera-se que os prestadores de serviços de aplicativos apliquem técnicas de inteligência artificial nestas três áreas:

  • Análises avançadas
  • Agentes cada vez mais autônomos
  • Interfaces contínuas e de conversação

Espere um mercado em expansão para os modelos como um serviço. Modelos pré-definidos que foram ensinados sobre um determinado assunto e treinados para identificar padrões serão entregue como um serviço (muitas vezes com uma alimentação de dados) para incorporação em outras aplicações empacotadas ou personalizadas.

Em 2018, espera-se que a maioria das 200 maiores empresas do mundo vão explorar aplicativos inteligentes e usar um kit de ferramentas cheio de grandes dados e ferramentas analíticas para refinar as suas ofertas e melhorar a sua experiência do cliente. Descubra os muitos tipos diferentes de aplicativos inteligentes que podem ser criados com foco na especialização e finalidade. Os clientes podem usar um ou uma combinação de aplicativos inteligentes, por exemplo, os clientes podem usar um aplicativo inteligente para:

  • Ajudar com a saúde (dieta, exercício ou o bem estar psicológico)
  • Agir como um assistente de compras pessoal
  • Agir como um consultor financeiro
  • Ajudar com tarefas específicas de escritório, tais como gerenciamento de calendário, manipulação de e-mails e monitoramento de informações externas

Leia também: