fbpx

Operadora indiana atinge 100 milhões de clientes em 175 dias

Com a oferta de dados gratuitos e chamadas de voz gratuitas, a Reliance Jio, nova operadora de telecomunicações indiana, já conquistou mais de 100 milhões de assinantes em menos de seis meses, desde o seu lançamento.

Atuando apenas com rede 4G, a operadora adicionou mais de sete novos clientes (média) a cada segundo à sua plataforma nos últimos 170 dias.

O anúncio foi feito por Mukesh Ambani, presidente da Reliance Industries Limited, a maior empresa indiana do setor privado e uma companhia Fortune 500.

O mercado indiano se é composto pela mais antiga operadora privada, a Airtel, que tem 260 milhões de assinantes, a Vodafone, que é a segunda maior operadora, tem mais de 200 milhões de assinantes. A Reliance Jio já superou a estatal BSNL, que tinha cerca de 90 milhões de assinantes móveis no final do ano passado.

Graças aos dados gratuitos da Reliance Jio, a Índia passou do 150º país em consumo de dados celulares para a primeira posição.

Os usuários da Reliance Jio estão consumindo mais de um bilhão de gigabytes de dados em um mês. Nenhuma empresa de tecnologia, serviço ou qualquer coisa cresceu a essa taxa.

Embora as chamadas de voz permaneçam livres na Reliance, a oferta de dados gratuitos vai expirar no final de março. A partir de 1 de abril, todos os novos assinantes e os mais de 100 milhões de usuários existentes terão que pagar pelos dados que estão consumindo.

Com agressividade comercial a Reliance Jio se compromete a não só ser a melhor oferta do mercado, como também oferecerá 20 por cento mais dados pelo mesmo preço.

O desafio de manter os clientes que entraram pela oferta gratuita será grande, segundo analistas. A Reliante Jio poderá terá dificuldade em manter seus clientes existentes, uma vez que começa a cobrar por dados.

Este será o momento de verdade para Jio, que tem enfrentado problemas de qualidade desde o início com usuários queixando-se de não ser capaz de fazer chamadas para outras redes e queda de velocidades na Internet.

Após a entrada da Reliance Jio no mercado indiano, rapidamente o mercado se movimentou e a Vodafone anuncinou a fusão com a operadora Idea.

Com certeza este movimento no mercado indiano será acompanhado pelas operadoras de todo o mundo, já que ofertas de voz grátis não são comuns e podem mexer com formatos de negócios ainda baseados em voz.

Leia também:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *