fbpx

O que é Telecom Expense Management (TEM) e por que eu preciso disso?

Ter uma boa infraestrutura de telecom é essencial para o seu negócio, desde a internet, links de dados, centrais e aparelhos telefônicos, celulares, smartphones.
As necessidades tem crescido ao longo da última década, assim como a sua complexidade, mas seus processos internos podem não ter acompanhado esta rápida evolução.

Muito raramente as empresas contam com apenas um fornecedor de telecom e, pra falar a verdade, a maioria tem mais operadoras do que consegue gerir.
Faturas são perdidas, ou nem recebidas, pagas com atraso, serviços redundantes são mantidos por um longo tempo pela falta de visibilidade e as empresas nem sempre aproveitam das economias de escala que podem ser criadas com negociações conjuntas para o mesmo grupo econômico.

A gestão de telecom trabalha em todas estas questões para sua empresa e ajuda a otimizar a sua infraestrutura de telecomunicações.

 

O que é Telecom Expense Management (TEM)?

TEM (Telecom Expense Management) em português significa Gerenciamento de Gastos com Telecom. É um conceito criado já muito difundido desde o início dos anos 2000, mas que teve a sua implantação acelerada no mundo após 2008, crescendo mais de 2 dígitos ao ano.

A falta de visibilidade de seus custos/recursos de telecomunicações é a principal causa de muitos problemas com os custos de Telecom. O Telecom Expense Management (TEM) ajuda sua empresa a maximizar os recursos disponíveis, identificar ineficiências e agilizar os processos dentro do seu negócio. A gestão de telecom centraliza todos os assuntos associados com seus gastos de telecom, desde os planos de telefonia móvel de seus funcionários até o sistema de atendimento aos clientes. As principais funções da Gestão de Telecom incluem gerenciamento de faturas de telecomunicações, aquisição de equipamentos, monitoramento de consumo e infraestrutura existentes, negociações e auditoria.

 

Quem usa ou deveria usar TEM?

De um modo geral, as empresas que gastam anualmente acima de R$ 100 mil com telecom podem se beneficiar dos serviços de TEM. Essas empresas precisam se concentrar em estratégias de crescimento, reduzindo suas despesas de telecomunicações e tecnologia para investir o máximo de recursos possíveis no seu negócio principal.
As despesas de telecomunicações continuam crescendo sem controle, devido à falta de recursos para dar conta adequadamente de todos os custos e gerenciar os serviços e equipamentos.
Software de comunicação baseado em nuvem, vários dispositivos móveis para funcionários e outros avanços tecnológicos mudaram drasticamente os custos de telecomunicações e responsabilidades organizacionais na última década. Normalmente, os CIOs, CFOs, CTOs e gerentes de TI usam TEM para abordar o ciclo de vida de telecomunicações completo em suas organizações.

 

Os benefícios do TEM

Soluções de gestão de despesas de telecomunicações vão além de simplesmente controlar os pagamentos de suas contas de telefonia.
Os maiores benefícios para sua organização são:

 

[vc_single_image image=”4568″ img_size=”full” alignment=”center” onclick=”custom_link” img_link_target=”_blank” link=”http://nextcomm.com.br/servicos/gestao-de-telecom-planos-e-precos/”]

Controle de custos

TEM explora custos de telecomunicações e despesas relacionadas para obter uma visão top-down da infraestrutura. Estes custos são geridos e reduzidos, auditando as suas contas, renegociando com os fornecedores de serviços, cortando os serviços desnecessários, fiscalizando as contas existentes e adaptando o orçamento de telecomunicações, conforme necessário.

 

Visibilidade das informações de telecomunicações

Os serviços de telecomunicações pode estar espalhados por toda a organização, com o suporte de TI a sua aplicação de para comunicação, marketing e vendas, na compra de novos dispositivos móveis para a sua equipe de campo e suporte ao cliente que trabalha com soluções VoIP, por exemplo. Se os seus departamentos estão isolados dos outros, é difícil rastrear serviços redundantes, uso compartilhado de serviços, contagens de equipamentos e outros ativos. A Gestão de Telecom centraliza essas informações, de modo a gerar visibilidade das informações que precisam para tomar decisões estratégicas de telecomunicações.

 

Controle Ponta a Ponta de Telecomunicações

Sua organização pode estar atualizada das novidades em telecomunicações ao trabalhar com serviços e aquisição de equipamentos de ponta, mas os departamentos existentes que recebem as contas não tem equipe necessária e a experiência para lidar corretamente com esses processos complexos.
TEM preenche essa lacuna com conhecimento e soluções projetadas para maximizar a eficiência, reduzindo custos e gerindo os ativos de telecomunicações.

 

Como Telecom é gerido pelas empresas?

Algumas organizações utilizam uma gestão mais caseira ou criam uma equipe dedicada ou departamento para gerenciar essas despesas. Outra opção é atribuí-la a um departamento existente, tais como contas a receber, mas o conhecimento especializado, recursos e habilidades necessárias para a criação de um processo de gestão de telecom eficaz pode não ser suficiente.
A maioria das empresas contratam profissionais alinhados com seu core business, de modo que precisam recrutar talentos especializados para lidar com o processo de TEM, caso queira fazer dentro de casa.
Terceirização de Processos de Negócios ( BPO), ou seja gerido profissionalmente, fornece uma maneira efetiva financeiramente para a sua organização lidar com a administração de TEM quando você não tem os recursos internos disponíveis.
BPO permite que você se concentre nos pontos fortes da sua organização ao delegar a empresas de gestão de despesas de telecomunicações que têm amplo conhecimento de gestão de despesas de telecomunicações.
Usando BPO para lidar com seu TEM permite chegar aos profissionais que se dedicam inteiramente a este conjunto de habilidades. Eles usam ferramentas especializadas, conhecimento e experiência para lidar com o ciclo de vida de telecomunicações e proporcionar um ROI positivo através da redução de custos, maior eficiência e melhor gestão de ativos.
Você também pode obter uma melhor produtividade através de seus departamentos de contas a receber e de TI não terão tantas responsabilidades de telecomunicações quando você utilizar o BPO.

 

Quanto custa a Gestão de Telecom?

Quanto você paga para um parceiro de TEM depende do tipo de gestão que você está explorando. Por exemplo, TEM móvel, sem telefonia fixa normalmente é cobrado uma valor por dispositivo gerido, assim você consegue basear o custo no número de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis em sua organização.
Gestão Completa e BPO normalmente cobram mensalmente por seus serviços, com uma valor calculado a partir de seus gastos serviço fixo. Ambientes de telecomunicações mais complexos e outros cenários de trabalho intensivo pode adicionar custos ao TEM.
Se você vai fazer dentro de casa ou seguir a caminho do BPO, a Gestão de Telecom capacita sua empresa a controlar seus gastos com comunicações. Você ganha visibilidade de seus dispositivos móveis, centraliza o seu faturamento e negociações, criando um ambiente de negócios mais eficientes.[vc_row enable_first_overlay=”true” first_overlay_opacity=”25″ first_background_color=”#9fccf6″ css=”.vc_custom_1469666509241{border-radius: 10px !important;}”]

Precisa de ajuda pra gerir seus custos de telecom? Fale conosco!

Leia também:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *