fbpx

O novo papel do CIO

papel-do-CIO

Qual o papel do CIO?

O momento que estamos vivendo é uma oportunidade única para os CIOs se tornarem líderes estratégicos dentro das empresas.

À medida que a revolução digital vem varrendo os negócios, as percepções sobre a área de TI mudaram dramaticamente.

TI já não é visto apenas como uma função de backoffice, suporte ao negócio. Sua importância na condução de objetivos de toda a empresa está sendo reconhecida em toda a organização.

Uma “grande mudança” foi testemunhada pela sua CIO, Sonja Chirico, num case da empresa de energia norueguesa Statoil. A TI costumava estar ligada ao suporte de negócios, garantindo que a empresa tivesse sistemas ERP, de RH e assim por diante. Nos últimos anos o TI se tornou muito mais conectado à cadeia de valor e aos processos de negócios da Statoil.

 

“Em um mundo onde a tecnologia tornou-se normal, os CIOs devem ser as estrelas do rock das organizações.” Peter Hinssen

 

Atualmente, com o resto do negócio mais engajado do que nunca em tecnologia, os CIOs precisam provar sua capacidade única de liderar a organização através de uma paisagem digital em rápida evolução.
A transformação digital apresenta ao CIO uma oportunidade única de colocar a prova a sua posição como “navegador principal”, o melhor posto para guiar o negócio por essa jornada transformadora.

Para que o CIO possa remodelar o seu papel, sua relação com o resto da equipe de liderança também deve ser redefinida. No passado, CEOs foram cautelosos com o excesso de gastos em TI e sempre cobravam que o CIO fizesse “mais com menos.” Agora, CEOs já não podem esperar o processo de orçamento anual para delinear os requisitos futuros, em vez disso, eles precisam estar regularmente comunicando demandas de software diretamente ao seu CIO, a fim de criar aplicações em dias ou semanas, e não meses ou anos.

Após décadas de redução ou terceirização de TI, as empresas em todas as indústrias estão se equipando para garantir que eles têm as competências de tecnologia de núcleo interno que agora são tão vitais para o sucesso. Não fazer isso é uma escolha limitante na carreira.

 

“Os CIOs que não entendem porque geralmente são deixados de lado é porque não são críticos para o negócio.”

 

A equipe de gerenciamento executivo começou a exigir TI que impulsiona as relações com os clientes e melhora o negócio. Os CIOs que não forem capazes de entregar isso, inevitavelmente estarão fora da equipe de gestão.

 

Tocando o negócio

Com a importância e o impacto da tecnologia sendo sentida em toda a organização, o papel da TI agora é na construção de relacionamentos em todo o negócio, conectar as pessoas e idéias de novas maneiras. TI tem que ser capaz de atuar efetivamente em todas as partes do negócio.

Dentro desta paisagem digital de negócios, é vital que o CIO possa demonstrar seu papel crítico na maximização do relacionamento da empresa com o cliente, explorando o potencial de grandes dados e permitindo a inovação digital em todas as áreas da organização.

Esse novo contexto, no qual a digitalização é vista como crítica para o sucesso, está transformando a tecnologia em uma “arma estratégica fundamental”, permitindo que o papel do CIO evolua de operacional para muito mais estratégico.

Leia também:

2 Comentários

  1. PAULO DE PAIVA MARTINS

    É necessário salientar que os colaboradores das organizações também se preparem para a evolução tecnológica constante. Tanto os jovens quanto os mais experientes tem que estarem preparados para usarem a tecnologia disponível, melhorando seu desempenho, bem como o desempenhos das organizações para as quais prestam serviço.

    Responder
  2. Luiz Santin

    Perfeito, Paulo. Obrigado pelo comentário. É neste sentido que, não apenas, mas fortemente os gestores de TI devem atuar nas empresas, como direcionadores da empresa e seus funcionários para utilizar as ferramentas e tecnologias mais adequadas para resolver os problemas da empresa, retirando o medo de inovar através da educação e incentivo constante a busca pela excelência.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *