fbpx

Como calcular o ROI de um serviço de Gestão de Telecom

ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que significa em português – Retorno sobre Investimento. Por conceito, o ROI é a relação entre o dinheiro que foi ganho/economizado ou perdido sobre um investimento realizado.

Atualmente, apesar de estar sendo utilizado como ferramenta de análise a qualquer tipo de investimento, o cálculo do ROI é antigo. Existem publicações de 1920 já citando o ROI como medida essencial para conhecer o valor do resultado de investimentos de capital.

A fórmula pode ter algumas variações, dependendo da sua finalidade. Vamos nos ater ao negócio de investimento em um serviço de Gestão de Telecom.

A fórmula para mensurar o resultado é esta:

 

(lucro ou economia gerada pelo investimento – custo do investimento) / custo do investimento

 

Por exemplo, se o ganho obtido foi de 300.000 reais e o investimento total foi de 100.000 reais, então:

(300.000 – 100.000) / 100.000 = 2

Isso significa que o retorno foi de duas vezes o investimento total. Para estabelecer o ROI em forma de porcentagem, multiplica-se o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, o retorno sobre investimento foi, então, de 200%.

Os lucros/economias contemplam:

  • Receitas advindas de recuperações de valores cobrados indevidamente através de auditorias de faturas
  • Economias geradas com a gestão de uso das linhas
  • Economias de redução de ligações particulares com recursos da empresa
  • Alocação correta de linhas
  • Parametrização de limites e regras para cada usuário
  • E, um fator que a maioria não considera importante, mas que nós entendemos como o principal fator, a economia de tempo da equipe que hoje faz (bem ou mal) esta gestão. O tempo investido pela equipe, na maioria dos casos, é muito alto e com baixo retorno.

O custo do investimento é o quanto você pagará mensalmente ao fornecedor que o ajudará com a Gestão de Telecom.

 

Importante! Se você apenas comprar ou locar a ferramenta, a economia de tempo da equipe do item anterior não poderá ser considerada. Em muito casos a equipe ganhará mais trabalho, pois terá uma nova ferramenta para aprender a usar e dedicar tempo para alimentá-la durante o mês.

 

Pode parecer complexo realizar este cálculo para submeter o projeto para aprovação, mas utilizando índices seguros de mercado e tendo um fornecedor que cobre um valor justo, o resultado será muito positivo.

 

Qual seria um ROI adequado?

Na maioria dos casos, se o ROI for positivo, pouco ou muito, significa que o seu investimento está se pagando.

Quanto mais positivo for o número, significa que o investimento está trazendo mais lucro. A partir deste ponto você pode estabelecer parâmetros de comparação entre fornecedores, projetos, soluções e compará-las, com uma metodologia amplamente respeitada.

 

Devo calcular o ROI sobre qual período?

O ideal é calcular o ROI sobre o período do contrato que está pretendendo fechar com o fornecedor. Se for um contrato de 12 meses, por 12 meses.

Com o investimento aprovado, o correto é acompanhar o resultado do projeto e, ao seu final, comparar o cenário projetado com o executado. Este histórico também trará variáveis importantes para os próximos cálculos e projetos da sua área. Quanto mais assertivo, mais confiável.

Use este cálculo para apresentar todo tipo de projeto, desde terceirização de serviços, passando por investimento em propagando, e até  compra de maquinário para produção da sua empresa.

O ponto a ser atentado é: buscar e usar os dados certos para realizar o cálculo.[vc_row enable_first_overlay=”true” first_overlay_opacity=”25″ first_background_color=”#9fccf6″ css=”.vc_custom_1470766084872{border-radius: 10px !important;}”]

Gostaria de calcular o ROI para a sua empresa? Fale conosco!

Leia também:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *