fbpx
0800-765-1558 [email protected]

As TOP 5 Competências Necessárias a todo Diretor de Inovação (CINO – Chief Innovation Officer)

Inovar ou morrer – é um ditado já bastante comum. Mais e mais organizações estão levando-o a sério e proativamente buscando programas de inovação ao invés de esperar que a inovação aconteça. Como resultado, é cada vez mais comum para as empresas ter alguém em seu quadro com o título de Diretor de Inovação (CINO – Chief Innovation Officer). O que faz um Diretor de Inovação (CINO), e quais são alguns dos traços importantes de um profissional eficaz?

O que é um Diretor de Inovação (CINO)?

O termo “chief innovation officer” foi criado em 1998, por isso este título e as responsabilidades de trabalho que o acompanham são relativamente novos para o mundo dos negócios. O termo se refere à pessoa em uma organização que é especificamente responsável pela condução e inovação direta dentro de uma empresa.

Às vezes, este é o executivo que gerencia as ideias novas, ideias essas que são trazidas e executadas por equipes da pesquisa e de desenvolvimento. Outras vezes, este profissional é alguém que reconhece e desenvolve ideias inovadoras trazidas por outros membros da equipe, garantindo que a empresa invista recursos nessas idéias e coordena os esforços para torná-los realidade.

De qualquer forma, o CINO é o ponto de inflamação pelo qual as idéias novas e inovadoras de uma empresa são trazidas a realidade.

Temos visto muitos CIOs assumindo este cargo, pois se encaixam mais do que seus pares neste perfil, o que faz muito sentido, já que tem conhecimentos aprofundados de tecnologia (base e motor da inovação), conhecem e já gerem custos e recursos de telecomunicações (meios de comunicação indispensáveis no novo cenário).

O que torna um CINO eficaz?

 

1. Alta Credibilidade

Não é suficiente para um CINO ser respeitado pelos funcionários da empresa. Um CINO tem que obter o respeito de todos os outros pares da empresa, também. Este é um papel de liderança, não um papel de “chefe” – e isso significa que um CINO deve, idealmente, já ter provado suas habilidades inovadoras quando se juntar a uma empresa.

Ter um histórico de sucesso de inovações passadas irá adicionar credibilidade às recomendações de um CINO e facilitará arrebanhar outros líderes para compartilhar da sua visão.

 

2. A capacidade de ver e comunicar o futuro

Inovação não é só chegar com ideias originais, ou reconhecer uma idéia original quando é apresentada. O sucesso ou o fracasso de uma idéia inovadora tem muito a ver com o seu timing. Isso significa que é crucial para um CINO ter um bom senso de previsão com base na sua experiência no mercado, e ser capaz de ver onde um mercado pode estar indo, identificar futuras necessidades do produto, e contemplar como essas necessidades serão preenchidas.

Não só isso, mas o CINO deve ser capaz de comunicar essas previsões de maneira que façam sentido para os outros dentro de uma organização. Eles devem ser capazes de explicar como eles chegaram às conclusões e mapear como a organização pode se adaptar a essas novas realidades.

 

O sucesso ou fracasso de uma inovação raramente tem a ver com a idéia em si. O que importa é o timing. Phil McKinney

 

3. A capacidade de conduzir idéias e ação em torno de sua visão

Resumindo: não basta ter uma visão, tem que executar. Como um CINO, você tem que ter o poder de conduzir idéias e ações em torno dessa visão para torná-la uma realidade. Um CINO não só precisa ser capaz de idealizar, prototipar e lançar um produto, mas fazê-lo em um ambiente de equipe, de uma forma que se trabalhe com cada membro da equipe, considerando os pontos fortes de cada membro.

Como um CINO, você é um líder de equipe em primeiro lugar, e precisa saber como comunicar sua visão a uma variedade de pessoas de tal forma que essa visão se torne a visão deles também.

 

4. A Capacidade de Identificar e desarmar os Anticorpos da Inovação

Anticorpos da inovação são as forças dentro de uma organização que lutam contra qualquer coisa que ameaça o status quo, muito parecido com a forma como os anticorpos dentro de nossos próprios corpos lutam contra invasores externos. Enquanto eles tentam fazer o bem tentando proteger a estabilidade do todo, podem também acabar gerando algum dano, fechando a empresa para mudanças positivas.

Uma das características mais importantes que uma empresa pode ter é a capacidade de crescer e se adaptar à mudança. Ser resistente à mudança é abominar a inovação – nenhuma boa idéia nasceu do medo.

Como um CINO, você tem que ter a capacidade não só para funcionar como o líder de uma equipe, mas também identificar os membros da equipe que são resistentes à mudança e descobrir o porque, e o quanto vai demorar para desarmá-los. Se eles apenas precisam de mais educação para entender a necessidade de mudança ou simplesmente não são adequados para trabalhar em uma empresa inovadora.

Você terá que decidir como lidar com esses anticorpos.

 

5. A Capacidade de Construir e Conectar Pontes

Finalmente, como um CINO, você precisa priorizar a construção de conexões, tanto dentro de sua organização, como entre ela e outras organizações. Um CINO deve estar disposto a deixar de lado o ego e não se preocupar com quem recebe crédito por uma inovação, mas sim promover a abertura e a transparência para impulsionar a mudança colaborativa.

Muitas empresas inovadoras colaboram coletivamente com idéias de produtos e procuram a experiência de organizações parceiras. Trata-se de dar e compartilhar, a fim de criar a melhor inovação possível, utilizando todos os recursos disponíveis.

Um chefe de inovação pode ser um grande ativo para uma empresa se eles tiverem as habilidades e competências corretas – e nem todo grande inovador será um grande CINO. É um papel de liderança que requer habilidades de liderança tradicionais e a capacidade de aplicá-las ao mundo acelerado da inovação.

Contate-nos para obter mais informações sobre como melhorar as práticas de inovação da sua empresa.

Leia também: